5G no Brasil: Chega quando? Para que serve? Tire suas dúvidas sobre a nova rede

O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta sexta-feira (24) a minuta final do edital de licitação para a nova geração de internet no Brasil

O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta sexta-feira (24) a minuta final do edital de licitação para a nova geração de internet no Brasil, com tecnologia 5G. O leilão está marcado para o dia 4 de novembro.

O 5G, nova geração de internet móvel, promete conexão com mais velocidade, avanços de tecnologias e a possibilidade de ligar muitos objetos a internet ao mesmo tempo. A rede já funciona na Alemanha, China, Estados Unidos e Japão. No Brasil, o governo prepara o leilão das frequências antes do funcionamento da nova internet móvel.

Entenda:

O que é o 5G?

É a nova geração de internet móvel, uma evolução da conexão 4G atual. A previsão é de que ela terá mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzirá o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis. A evolução da rede vai permitir conectar muitos objetos na internet ao mesmo tempo, como celular, carro e relógio.

5G X 4G

“O 5G permitirá o tráfego de dados em altíssimas velocidades e com latência mais baixa, aproximadamente 1 milésimo de segundo. O 4G oferece suporte para vídeos, videoconferência, chamadas de voz, dando origem a diversos negócios não imaginados à época do seu lançamento. O 5G permitirá um mundo novo de possibilidades, aplicação de realidade aumentada para controle de processos produtivos, otimização da experiência para os usuários e muitas outras que hoje sequer são vislumbradas”, disse Marcos Ferrari, presidente executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Conexis).

O 5G promete tempo mínimo de resposta entre um aparelho e os servidores de internet, o tempo em ligações em vídeo quando é preciso esperar uns segundos até a conexão com a pessoa do outro lado.

“Atividades que dependem de grande volume de informação móvel, como baixar vídeos, serão melhoradas com essa cobertura. Empresas que fazem capacitação em vídeos e interação entre clientes serão beneficiadas”, explica Julian Tonioli, sócio da Auddas Consultoria Empresarial.

O que o 5G permite na prática?

O funcionamento dos carros autônomos, a telemedicina e as cirurgias remotas avançarão com o tempo de resposta do 5G.

“Será possível o advento de carros autônomos, casas e cidades inteligentes, Indústria 4.0 (com automação robótica de processos), o agro conectado, com chips em rebanhos e monitoramento de lavouras capazes de medir fertilidade e umidade do solo em tempo real, por exemplo”, explicou Ferrari.

“Games e transações financeiras também terão ganho de performance e resultados, possibilitando criação de negócios”, disse Tonioli.

Quando chegará ao Brasil?

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a previsão é de que o 5G funcione nas 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal em julho de 2022. Para todas as cidades do Brasil com mais de 30 mil habitantes, o prazo é julho de 2029. Após o leilão, as operadoras vencedoras terão de investir em infraestrutura para oferecer a conexão.

E o preço?

As operadoras de telecomunicação não cobram pelo tipo de tecnologia de rede, mas sim pela franquia de dados. O acesso ao 5G depende da cobertura e da compatibilidade dos celulares.

Funciona em qualquer celular?

É preciso ter um celular compatível com a tecnologia 5G.

O 4G vai acabar?

Não. Os celulares atuais continuarão funcionando nas redes 2G, 3G e 4G.

voltar