Menos da metade dos empreendedores brasileiros contribuem para Previdência

Estudo mostra que grande parte dos empreendedores não contribuem com a Previdência.

07/08/2019 18:42:28

Menos da metade dos empreendedores brasileiros contribuem para Previdência

Um estudo do Sebrae, com base em dados do IBGE, mostra que menos da metade dos empreendedores brasileiros contribuem para a Previdência.

De acordo com o levantamento, a cada dez donos de negócio no País, apenas quatro recolhem suas contribuições para garantir a aposentadoria. Entre os que não contribuem, a maior parte sequer possui CNPJ e trabalha na informalidade.

"O brasileiro só pensa no futuro quando mais velho. Além disso, a formalização só tem sido uma realidade entre os donos de negócio que estão mais consolidados no mercado. Uma prova da importância da formalização dos empreendedores. Aqueles que crescem no mercado tendem a investir mais no futuro", afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

O estudo foi realizado entre os chamados "donos de negócio", conceito que inclui empregadores que exploram seu próprio empreendimento e têm pelo menos um funcionário, e os trabalhadores por conta própria, que atuam sozinhos ou com um sócio, mas não têm empregados.

A formalização é a principal porta de entrada para a contribuição à Previdência. Um dos instrumentos é o próprio MEI - Microempreendedor Individual, modalidade de microempresa que cobra tributos de forma simplificada, mas garante a formalização.

Informalidade

Mesmo assim, ainda existem negócios que atuam na informalidade. Em 2018, a economia subterrânea (que inclui negócios informais) movimentou R$ 1,17 trilhão, o equivalente a 16,9% do PIB, segundo cálculo do ETCO - Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial e do Ibre/FGV.

Mais de 5,5 milhões de brasileiros usam aplicativos de transporte para trabalhar e fugir do desemprego, que atingia 12,8 milhões de pessoas no segundo trimestre, apontou o IBGE. Os trabalhadores por conta própria eram 24,1 milhões, sendo que 80% deles não tem CNPJ.

Adesão

De acordo com o Sebrae, entre os empreendedores que são segurados da Previdência estão principalmente aqueles dos segmentos de serviços e comércio, na faixa etária de 45 anos, cuja empresa tem CNPJ e maior número de sócios e empregados. A adesão no comércio, 42%, chega a ser o dobro do verificado no setor da construção, que tem o menor índice de contribuição ao INSS, 23%.

Por outro lado, negócios menos estruturados, informais, sem sócios e sem empregados são os que têm menor inclusão previdenciária. Entre os que não contribuem, 89% não possuem CNPJ e 93% trabalham por conta própria, sem nenhum empregado. A aposentadoria também não parece ser a prioridade dos empreendedores mais jovens: apenas 19% dos que tem até 24 anos são segurados.

A cobertura previdenciária dos empreendedores ainda varia conforme a região. Em locais mais desenvolvidos, como o Sul, a adesão dos donos de negócio é 3,5 vezes maior que na região Norte.

A renda dos empreendedores também mostra correlação com o índice de adesão, de acordo com o estudo. Entre os que ganham cinco ou mais salários mínimos, a proporção de contribuição equivale a 4,3 vezes à registrada entre os que ganham um salário mínimo.

Tire suas dúvidas ao vivo

Na terça-feira, 13 de agosto, o Portal Contábeis vai promover um Webinar com Hilário Bocchi, especialista em Direito Trabalhista e Previdenciário.

O Webinar é gratuito e acontece a partir das 15h! Participe e tire todas as suas dúvidas sobre a Reforma da Previdência. Inscreva-se já e garanta a sua vaga.

voltar