8 Rituais diários para manter o foco

Faça o que precisa ser feito logo no início do dia e exercite-se!

Manter o foco durante o dia é uma tarefa que, para muitos, é desafiadora. Entre tantas distrações cotidianas, é preciso ter perseverança para manter a produtividadealta todo o tempo. Mas existem alguns hábitos capazes de deixar essa prática mais fácil.

Pensando nisso, a Entrepreneur separou oito coisas que você pode fazer todos os dias para deixar seu foco ainda mais potente.

Confira:

1. Determine a melhor hora para ir dormir e para acordar
Não existe horário de sono ideal para todo mundo, sugere o texto. Por isso, antes de mais nada, é preciso saber se você funciona melhor pela manhã ou à noite.

É necessário também verificar quais são seus compromissos diários com seu trabalho e sua famíla, para ajustar-se a eles. Uma vez acertada a hora ideal, mantenha o cronograma todos os dias, inclusive nos finais de semana.

Segundo o artigo, também é preciso dormir sempre pelo menos oito horas por dia. Fazer tudo isso irá regular seu corpo e o tornará mais desperto nas horas em que você está acordado.

2. Movimente-se
Pesquisas mostram que a pressão e o fluxo sanguíneo aumentam quando nos exercitamos.

Mais sangue significa mais oxigênio – e mais oxigênio significa mais energia para nosso cérebro. Por isso, dedique-se a movimentar o corpo por pelo menos 30 minutos todos os dias.

Não importa se é uma caminhada simples, ioga ou musculação a sua preferência. O importante é se mexer.

3. Jogue-se de cara
O palestrante motivacional Brian Tracy aconselha a todos a começarem o dia "engolindo seu maior sapo". Ou seja, fazer a tarefa mais complicada ou menos agradável logo no início da manhã para que o resto do dia seja mais leve e rápido.

Porém, caso isso o faça perder muito tempo logo de cara, comece com tarefas mais fáceis e de rápida execução. O importante aqui é tornar seu começo o mais produtivo possível para que esse estado de espírito permaneça até o anoitecer.

4. Utilize questões autocentradas para manter o foco
Durante o dia, é comum se deixar levar por tarefas desencessárias ou não muito importantes. Quando perceber que isso está acontecendo, faça a si mesmo algumas destas perguntas: "qual a coisa mais importante que eu poderia estar fazendo agora?", "como posso fazer isso mais rápido e de forma mais eficiente?" ou "qual a melhor forma de eu completar esta tarefa?".

Segundo o artigo, essa é uma maneira simples de centralizar sua mente e torná-la novamente produtiva.

5. Faça isso agora
Uma das melhores formas de se prevenir contra a procrastinação é fazer o que precisa ser feito no momento em que as coisas aparecem. É comum deixar de lado tarefas menores devido a algo maior que está ocorrendo. Mas se você pode riscar isso da sua lista agora, faça-o.

6. Crie intervalos para seu cérebro
Uma pesquisa conduzida em 2011 descobriu que as pessoas conseguem ser mais produtivas se derem um intervalo a cada 50 minutos de atenção focada. Segundo o estudo, a habilidade de manter o foco tende a cair ao longo do tempo.

Para recuperá-la, é preciso descansar um pouco. Quando estiver se sentindo improdutivo, sugere o artigo, dê uma caminhada, respire fundo, beba água. Na volta, você se sentirá novamente disposto.

7. Reflita
No final do dia, reserve um tempo para ver o que fez durante o dia. Isso é importante para ter uma visão ampla do seu progresso. Notar o que está dando certo e o que não está é o primeiro passo para adotar um plano de ação melhor e mais produtivo.

8. Prepare-se
Depois de verificar como foi o seu dia, pense no amanhã. Escreva quais são seus objetivos para a manhã seguinte e planeje-se o máximo possível. Isso evita que distrações entrem no seu caminho e o deixa mais focado quanto ao futuro.

voltar